Curso completo da ISO 9001:2015
Curso Grátis, Online e Completo. Certificado Grátis: Clique aqui.
7.1.5.2 Rastreabilidade de medição
Passo 2 - Como atender à Norma?
Para atender à ISO 9001 precisamos identificar, proteger e calibrar os equipamentos de medição, cuja rastreabilidade de medição é um requisito.
A rastreabilidade de medição é um requisito?
Inicialmente, precisamos identificar em quais dos monitoramentos e medições realizados pela nossa organização a rastreabilidade é um requisito. Em algumas situações, a rastreabilidade de medição pode não ser necessária. Por exemplo, uma fábrica de roupas, pesa todos os tecidos comprados por ela ao receber a mercadoria. Podemos considerar necessário rastrear a informação do colaborador responsável pela medição e da balança utilizada, para podermos analisar de forma geral as ocorrências de falha. Poderemos identificar uma recorrência no colaborador responsável, no equipamento utilizado, no fornecedor, etc.Mas poderíamos considerar a rastreabilidade dessa informação como não necessária. Por exemplo, se o valor indicado na balança não estiver de acordo, a mercadoria simplesmente não é recebida e o fornecedor que deve se preocupar em controlar essa informação. No item 8.5.2 desse curso abordamos a importância de identificar e rastrear saídas dos processos.
Procedimento padrão
Nas medições em que a rastreabilidade é necessária, os equipamentos de medição utilizados devem ser:- Verificados ou calibrados periodicamente ou antes de serem utilizados, garantindo que estão adequados ao uso.
- Identificados quanto a sua situação, por exemplo, calibrado ou descalibrado, evitando que equipamentos inadequados sejam utilizados por engano.
- Protegidos contra situações que possam invalidar a calibração, por exemplo, quedas, colaboradores sem treinamento adequado, etc.