Curso Grátis, Online e Completo. Certificado Grátis: Clique aqui.
8.4.2 Tipo e extensão do controle
Passo 1 - O que a Norma exige?
A ISO 9001 exige que a nossa organização garanta que processos, produtos e serviços providos externamente não prejudicam a nossa capacidade de entregar produtos e serviços conformes.
Responsabilidade
A nossa organização é a responsável por garantir que os processos, produtos e serviços providos externamente estejam em conformidade com os nossos requisitos. Ou seja, mesmo que processos, produtos e serviços do nosso SGQ sejam realizados por fornecedores, a nossa organização é a responsável por garantir que eles são adequados as necessidades do nosso SGQ.
Para garantir a conformidade dos nossos produtos e serviços, a nossa organização precisa determinar e aplicar controles aos fornecedores relevantes. Por exemplo, podemos controlar os nossos fornecedores através de inspeção de mercadorias recebidas, supervisão de fornecedores de serviços terceirizados, auditoria de segunda parte (auditoria de fornecedor externo), entre outros.
Extensão do controle
Os controles que serão aplicados a cada um dos nossos fornecedores irá variar principalmente de acordo com a sua relevância dentro do nosso SGQ. Ou seja, com o impacto potencial dos processos, produtos e serviços fornecidos pelo provedor externo sobre os produtos e serviços da nossa organização. Por exemplo, em uma gráfica, a qualidade do papel utilizado provavelmente tem um impacto direto nos produtos e serviços da organização. Porém, em uma escola o impacto do papel utilizado sobre os produtos e serviços da organização é muito menor. Ou seja, a escola pode comprar papel em papelarias comerciais sem a necessidade de aplicação de controles. Já a gráfica precisa monitorar o desempenho de seus fornecedores de papel de perto para poder garantir a qualidade dos seus próprios produtos e serviços.
Controles do provedor externo
A Extensão dos controles aplicados pela nossa organização também irá variar de acordo com os controles aplicados pelos próprios fornecedores. Ou seja, se o provedor externo demonstrar a eficácia dos seus processos e dos seus controles, a nossa organização pode reduzir os controles aplicados aos seus fornecimentos. Por exemplo, os controles aplicados em uma organização com certificação ISO 9001 costumam ser menos extensos do que os controles aplicados a uma organização do mesmo tipo, mas sem nenhuma certificação.
Verdadeiro ou Falso?
"A nossa organização não precisa aplicar controles em seus fornecedores que possuem certificação ISO 9001."