Curso completo da ISO 9001:2015
Curso Grátis, Online e Completo. Certificado Grátis: Clique aqui.
8.5.2 Identificação e rastreabilidade
Passo 2 - Como atender à Norma?
Para atender à ISO 9001 precisamos identificar e rastrear as saídas dos nossos processos, conforme necessário.
Onde a identificação e rastreabilidade é necessária?
Inicialmente, precisamos verificar quais informações precisam ser identificadas e em quais saídas elas precisam ser identificadas para garantir a conformidade de produtos e serviços. Também precisamos verificar em quais dessas situações a rastreabilidade é necessária, pois, nesse caso, a identificação deverá ser controlada e única. Para analisar a necessidade de identificação e de rastreabilidade do nosso SGQ devemos considerar:- os requisitos dos nossos produtos e serviços;
- os requisitos das nossas partes interessadas;
- os riscos decorrentes do uso de nossos produtos e serviços;
- a necessidade de monitoramento e medição de nossos produtos e serviços.
Como realizar a identificação e rastreabilidade?
As formas de identificação e rastreamento irão variar de acordo com a natureza das saídas, por exemplo:- Um código pode ser utilizado para identificar um contrato, pedido de compra, solicitação de suporte.
- Um número de peça pode ser inserido em uma parte física do produto final.
- Um sinal visível pode ser utilizado para identificar a prestação de um serviço ou de uma etapa dele, como a limpeza de um material.
A nossa organização deve reter a informação documentada necessária para possibilitar a rastreabilidade da informação. Dependendo da importância da identificação e da rastreabilidade para o nosso SGQ, pode ser necessário a utilização de um sistema específico com esse objetivo.