Curso Grátis, Online e Completo. Certificado Grátis: Clique aqui.
8.5.2 Identificação e rastreabilidade
Passo 1 - O que a Norma exige?
A ISO 9001 exige que a nossa organização identifique e rastreie as saídas dos nossos processos, conforme necessário.
Por que identificar as saídas?
A nossa organização deve identificar as saídas dos nossos processos, quando a identificação for necessária para garantir a conformidade de produtos e serviços. Por exemplo, amostras de sangue de pacientes precisam ser identificadas adequadamente, para que o resultado dos exames sejam entregues ao paciente correto. E alimentos industrializados precisam ser identificados quanto a sua data de validade, para garantir a segurança no consumo do produto.
Por que identificar monitoramentos e medições?
Quando o monitoramento ou a medição for um requisito para produção e provisão de serviço, as saídas dos nossos processos devem ser identificadas em relação ao seu atendimento ou não. Dessa forma, evitamos que saídas não conformes sejam misturadas às saídas conformes. No item 8.7 desse curso abordamos o controle de saídas não conformes, incluindo a necessidade de identificação.
Por que rastrear uma identificação?
Quando a rastreabilidade for um requisito a identificação deve ser única e deve permitir a rastreabilidade. Uma informação possui rastreabilidade quando, em qualquer momento, é possível identificar informações relevantes sobre o que ocorreu em etapas anteriores da produção. Por exemplo, qual equipamento foi utilizado para realizar uma medição ou quem foi o responsável pela liberação de uma saída. Através da rastreabilidade podemos identificar mais facilmente onde uma falha pode ter ocorrido e as saídas que podem ter sido impactadas por essa falha. No item 7.1.5.2 desse curso abordamos os cuidados necessários com os recursos de medição quando a rastreabilidade de medição é necessária.
Verdadeiro ou Falso?
"Sempre que a identificação for necessária, a rastreabilidade também será necessária."