Curso completo da ISO 9001:2015
Curso Grátis, Online e Completo. Certificado Grátis: Clique aqui.
8.7 Controle de saídas não conformes

Passo 2 - Como atender à Norma?

Para atender à ISO 9001 precisamos garantir que saídas que não estejam conformes com seus requisitos sejam identificadas e controladas para prevenir seu uso ou entrega não pretendido.
Identificando saídas não conformes
O primeiro passo para garantir que as saídas não conformes dos nossos processos não serão utilizadas por engano é realizando sua identificação adequada. Por exemplo, podemos utilizar pintura para identificar a gravidade da não conformidade, como vermelho para peças inutilizadas e amarelo para peças recuperáveis. Também podemos utilizar etiquetas padronizadas, com os campos para identificação das informações relevantes de cada saída não conforme.


Controlando saídas não conformes
Para o controle das saídas não conformes, podemos determinar um procedimento padrão para lidar com os principais tipos de saídas não conformes da nossa organização. Esse procedimento pode determinar:- como a identificação deve ser realizada;
- como deve ser feita a avaliação para determinar se uma saída é recuperável ou não;
- como a solicitação de autorização para aceitação sob concessão deve ser realizada;
- quais as ações necessárias quando a saída já foi entregue ao cliente; entre outros.
Informação documentada obrigatória
Precisamos registrar algumas informações sobre as saídas não conformes dos processos do nosso SGQ. Para isso, podemos criar um formulário padrão, para garantir que pelo menos as informações exigidas pela ISO 9001 serão registradas:- descrição da não conformidade;
- descrição das ações tomadas;
- descrição das concessões obtidas;
- identificação da autoridade que decide a ação com relação à não conformidade.


Tipos de saídas não conformes
Podemos classificar as saídas não conformes da nossa organização de acordo com características relevantes ao seu controle. Então, podemos definir procedimentos específicos para cada tipo de saída não conforme. Essa classificação irá variar de acordo com a natureza dos nossos produtos e serviços. Por exemplo, podemos classificar de acordo com:- A gravidade: baixa, média ou alta.
- O local de identificação: produto não entregue ao cliente ou produto entregue ao cliente.
- O comprometimento do produto ou serviço: na personalização, na durabilidade, na segurança, etc.
Saída não conforme é um tipo específico de não conformidade que precisa de alguns cuidados específicos para evitar seu uso ou entrega não desejado. No item 10.2 desse curso abordamos o tratamento necessário às não conformidades em geral, inclusive às saídas não conformes.
Portal ISO e Saídas Não Conformes
No Portal ISO a Gestão de Não Conformidades é completa, com definição de prazos e responsabilidades, notificações, gráficos e relatórios automáticos e muito mais. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o software de gestão da qualidade Portal ISO.

