Curso completo da ISO 9001:2015
Curso Grátis, Online e Completo. Certificado Grátis: Clique aqui.
4.2 Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas
Passo 2 - Como atender à Norma?
Para atender à ISO 9001 precisamos determinar, analisar criticamente e monitorar as nossas partes interessadas e os seus requisitos pertinentes em relação à nossa organização.
Determinando partes interessadas e seus requisitos
Podemos começar fazendo uma lista ampla com as nossas possíveis partes interessadas e as suas diversas necessidades e expectativas em relação à nossa organização. Em seguida, iremos selecionar as necessidades e expectativas que consideramos aplicáveis ao nosso SGQ, ou seja, necessidades e expectativas que se atendidas podem ajudar a nossa organização a alcançar os seus objetivos.Identificando partes interessadas
Responder algumas perguntas pode ajudar a identificar algumas dessas partes interessadas, por exemplo:- Para quem as nossos produtos e serviços são importantes?
- Quem colabora para o desenvolvimento e a produção dos nossos produtos e serviços?
- Quem tem interesse no sucesso da nossa organização?
Quais requisitos devemos atender?
Não precisamos atender todas as necessidades e expectativas das nossas parte interessadas, devemos atender os requisitos que foram considerados pertinentes.Mas precisamos atender a todos os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis ao nosso SGQ. Requisitos estatutários são regras internas da nossa organização e requisitos regulamentares são regras externas, por exemplo, regras impostas por leis ou normas.
Analisando criticamente partes interessadas
Podemos realizar a análise critica de diferentes formas, por exemplo, podemos descrever a importância de cada uma das partes interessadas e de cada um dos seus requisitos. Ou podemos classificar cada um desses itens de acordo com a sua importância como, por exemplo, baixo, médio ou alto.E podemos combinar a descrição com a classificação. Através da classificação conseguimos identificar mais facilmente quais são os itens mais importantes e com a descrição conseguimos identificar detalhes da análise realizada.
Monitorando partes interessadas e seus requisitos
Para definir os monitoramentos precisamos determinar quem irá acompanhar cada informação e de quanto em quanto tempo ela deverá ser reexaminada. Precisamos monitorar todas as partes interessadas pertinentes e todos os seus requisitos pertinentes em relação à nossa organização, seguindo o intervalo de tempo definido para cada uma delas.Algumas dessas informações precisarão ser monitoradas com maior frequência, enquanto outras podem ser monitoradas com uma frequência menor. Isso irá variar de acordo com a natureza da informação e com a sua importância para nossa organização.
Pesquisas de Satisfação
Uma das formas de monitorar partes interessadas e seus requisitos é através de pesquisas de satisfação. Podemos desenvolver pesquisas para algumas das nossas partes interessadas, como por exemplo, clientes, fornecedores e colaboradores.Através dessas pesquisas podemos identificar o nível de satisfação das partes interessadas com a nossa organização, pontos problemáticos que precisam ser abordados e mudanças nas suas necessidades e expectativas em relação à nossa organização. No item 9.1.2 desse curso abordamos a necessidade de monitorar a satifação do cliente.