Curso completo da ISO 9001:2015
Curso Grátis, Online e Completo. Certificado Grátis: Clique aqui.
7.3 Conscientização

Passo 1 - O que a Norma exige?

A ISO 9001 exige que a nossa organização garanta que as pessoas que realizam trabalho sob nosso controle estejam conscientes da importância da eficácia do SGQ para nossa organização.
O que é consciência?
Consciência é a percepção que temos do que é certo e do que é errado. No contexto da ISO 9001, a consciência é alcançada quando as pessoas entendem suas responsabilidades e autoridades dentro do SGQ, e quando compreendem como suas ações contribuem para a organização alcançar os seus objetivos. Por exemplo, quando um colaborador deixa de preencher um formulário de controle para adiantar o seu trabalho, provavelmente, ele ainda não entendeu como esse formulário pode ajudar a organização a alcançar seus objetivos.


Política da Qualidade
A Política da Qualidade é um compromisso assumido por toda a organização sobre o nosso direcionamento em relação à qualidade. Por isso, ela deve ser entendida e aplicada por todos os colaboradores da nossa organização. No item 5.2.2 desse curso abordamos especificamente a necessidade da Política da Qualidade ser comunicada, entendida e aplicada.
Objetivos da Qualidade
Os objetivos da qualidade determinam o que a nossa organização deseja alcançar em relação à qualidade. Para atingí-los é necessário que todos os colaboradores cumpram suas obrigações de forma adequada. Por isso, eles precisam estar conscientes sobre os objetivos da qualidade que são pertinentes às suas funções. No item 6.2 desse curso abordamos a necessidade dos objetivos da qualidade serem comunicados aos colaboradores pertinentes.


Contribuição para eficácia do SGQ
Para que uma pessoa esteja efetivamente conscientizada é fundamental que ela entenda como suas ações contribuem para alcançarmos a eficácia do nosso sistema de gestão da qualidade. Dessa forma, o compromisso de realizar suas responsabilidades de forma adequada, provavelmente, será maior. Por exemplo, quando entendemos a importância da satisfação dos clientes no SGQ, valorizamos e nos preocupamos mais com a qualidade de cada atendimento realizado.
Consequências de não estar conforme
Não estar conforme nunca é desejável, especialmente, em um sistema de gestão da qualidade. Dependendo da natureza da não conformidade, as suas consequências podem levar até a falência da organização. Mas até as não conformidades mais simples têm consequências negativas para o SGQ. Ter consciência dessas consequências negativas aumenta o nosso compromisso em evitar a ocorrência de novas não conformidades. No item 10.2 desse curso abordamos as não conformidades e como elas precisam ser tratadas no nosso SGQ.

