Curso completo da ISO 9001:2015
Curso Grátis, Online e Completo. Certificado Grátis: Clique aqui.
8.5.3 Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos

Passo 2 - Como atender à Norma?

Para atender à ISO 9001 precisamos proteger a propriedade pertencente a clientes e provedores externos, enquanto estiver sob nosso controle.
Tipos de propriedade sob nosso controle
Existem diversos tipos de propriedade de clientes e provedores externos que podem ficar sob controle da nossa organização: material, componentes, ferramentas e equipamentos, instalações de cliente, propriedade intelectual e dados pessoais. Para cada um deles pode ser necessário proceder de alguma maneira específica para garantir uma proteção adequada. Para atender à ISO 9001 podemos começar analisando o nosso SGQ e identificando quais os tipos de propriedade de clientes e provedores externos que ficam em algum momento sob controle da nossa organização.


Procedimento padrão
Para cada tipo de propriedade que fica sob controle da nossa organização, podemos determinar um procedimento padrão para identificação, verificação e proteção da propriedade. Em algumas situações, pode ser importante documentar esse procedimento e treinar os colaboradores envolvidos, dessa forma, aumentamos a eficácia da proteção da propriedade pertencente a clientes ou provedores externos.
Falhas na proteção
Mesmo determinando um procedimento adequado para identificação, verificação e proteção das propriedades, documentando e treinando colaboradores adequadamente, ainda assim, falhas podem acontecer. Nesse caso, precisamos relatar a ocorrência da falha ao proprietário, ou seja, não devemos deixar que ele descubra sozinho o que aconteceu. Para isso, podemos disponibilizar um modelo de mensagem escrita, orientações para comunicar por telefone ou mesmo pessoalmente. Podemos seguir procedimentos diferentes de acordo com a gravidade da ocorrência.Nesses casos, devemos obrigatoriamente reter informação documentada sobre o que aconteceu com a propriedade. Além disso, essas falhas são não conformidades, por isso, cada uma delas deverá receber todo o tratamento necessário às não conformidades, conforme abordado no item 10.2 desse curso.


Portal ISO e Procedimentos Internos
No Portal ISO podemos registrar de forma dinâmica e interativa todo o procedimento de identificação, verificação, proteção e possível falha, com o nível de detalhamento que for relevante para nossa organização. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o software de gestão da qualidade Portal ISO.
Verdadeiro ou Falso?
"Um dos princípios da gestão da qualidade é o foco no cliente, por isso, a ISO 9001 exige um cuidado maior com a propriedade pertencente a clientes do que com a propriedade pertencente a fornecedores."
