Curso completo da ISO 9001:2015
Curso Grátis, Online e Completo. Certificado Grátis: Clique aqui.
6.1 Ações para abordar Riscos e Oportunidades
Passo 2 - Como atender à Norma?
Para atender à ISO 9001 precisamos determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados e planejar ações para abordar esses riscos e oportunidades.
O que devemos considerar?
Para determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados pela nossa organização, precisamos considerar as nossas questões externas e internas, abordadas no item 4.1 desse curso, e os requisitos pertinentes das nossas partes interessadas, abordados no item 4.2 desse curso.Atender os requisitos pertinentes das partes interessadas é um requisito da Norma, por isso, riscos e oportunidades que possam impactar sobre o atendimento desses requisitos devem ser considerados. E as questões externas e internas pertinentes à nossa organização são questões que podem nos ajudar ou atrapalhar a alcançar os nossos resultados planejados, por isso, riscos e oportunidades relacionados a essas questões também precisam ser considerados.
Quais riscos e oportunidades abordar?
A decisão de quais riscos e oportunidades abordar é muito particular de cada organização. Essa decisão pode variar de acordo com os recursos disponíveis, com os objetivos e com a estratégia de cada organização. Por exemplo, se nossa estratégia atual é de crescimento, abordar oportunidades pode ser fundamental, mas se o momento é de sobrevivência, abordar riscos pode ser prioridade.Devemos determinar quais riscos e oportunidades abordar, considerando sua importância para a nossa organização e considerando o nosso contexto. Nosso objetivo é garantir que o SGQ alcance os resultados planejados e melhore continuamente.
Princípios da Gestão da Qualidade
A ISO 9001 é baseada em sete princípios da gestão da qualidade, que estão listados na sua introdução, um deles é a Melhoria. Para alcançarmos a melhoria é essencial que riscos e oportunidades sejam abordados adequadamente, buscando aumentar os efeitos positivos das oportunidades e reduzir (ou eliminar) os efeitos negativos dos riscos.Como abordar riscos e oportunidades?
As ações para abordar riscos e oportunidades devem ser planejadas e apropriadas ao seu impacto potencial. As ações para tratar um risco que envolve consequências maiores aos envolvidos, precisam ser adequadas ao seu impacto maior. Por exemplo, riscos que envolvem a segurança dos trabalhadores, normalmente não são abordados apenas através de treinamentos. Em muitas situações existem normas específicas, leis, equipamentos, etc.As ações para abordar riscos e oportunidades também devem ser desejáveis e viáveis. Ou seja, cada organização tem a liberdade de definir quais riscos e oportunidades serão abordados e como eles serão abordados. A Norma exige que riscos e oportunidades sejam analisados e que as ações consideradas necessárias sejam planejadas e realizadas, conforme determinado pela nossa organização.
Depois de planejar e realizar as ações que determinamos como necessárias, devemos avaliar a eficácia dessas ações. Precisamos verificar se as ações implementadas geraram o resultado esperado pela nossa organização. Ou seja, se aumentamos os efeitos positivos das oportunidades e reduzimos os efeitos negativos dos riscos, conforme esperávamos.
Exemplo
Identificamos o risco de acidente com os colaboradores que operam prensas hidráulicas. Devido à sua alta importância, determinamos que esse risco deveria ser abordado para reduzirmos sua probabilidade de acontecer. Criamos um plano de ação que incluía diversas atividades, como a instalação de dispositivos de segurança e a realização de treinamentos com os colaboradores. Depois que o plano de ação foi concluído, verificamos se realmente conseguimos reduzir a probabilidade dos acidentes acontecerem, conforme esperávamos.Plano de Ação 5W2H
Para planejar e implementar as ações necessárias para abordar cada risco e oportunidade, podemos utilizar planos de ação 5W2H. A metodologia 5W2H ajuda a identificar os principais aspectos de um projeto, organizar e guiar a execução das ações necessárias. O 5W2H consiste, basicamente, em responder 7 perguntas essenciais para o planejamento e execução do plano:- WHAT: o que deve ser feito? – etapas/ações;
- WHY: por que deve ser feito? – justificativa/motivo;
- WHERE: onde deve ser feito? – local;
- WHEN: quando deve ser feito? – data;
- WHO: por quem deve ser feito? – responsáveis;
- HOW: como deve ser feito? – método; e
- HOW MUCH: quanto deve custar? – custo.